sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Formação em Agroecologia

E por aqui alguns ciclos começam a se fechar e se consolidar...

A coisa é grande e vem se debruçando...

Buenas,

A sustentabilidade hoje virou etiqueta. A transição entre um modelo extremamente nocivo ao meio ambiente, para uma relação mais equilibrada com os recursos naturais, finalmente aparece nas políticas públicas, nas pesquisas científicas, depois de ser longamente defendida pelos movimentos sociais. Mas a simples adoção de técnicas consideradas sustentáveis, não é suficiente para a transformação necessária. A agroecologia não se limita às técnicas de produção limpas, sem veneno. Ela relaciona aspectos da vida no campo e na cidade e re-significa nossa existência, porque trabalha a compreensão do respeito como prática cotidiana. Essas práticas não são um museu imutável, mas se recriam a partir de diferentes realidades locais.

Com essa compreensão, agregada a experiência do Instituto Morro da Cutia (Imca), na transição agroecológica da Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), contando agora com a parceria do Casatierra, convidamos todas e todas para participarem da Formação em Agroecologia.

O primeiro módulo será nos dias 8 e 9 de março (sábado e domingo), em Montenegro.

Ao todo serão sete módulos voltados para a formação básica em agroecologia.

A programação do primeiro módulo inclui palestra sobre a experiência em Agroecologia, da Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), com o agricultor Paulo Lenhardt; aulas sobre Sistema de captação de água da chuva e construção de cisterna, com o bioconstrutor Fernando Campos Costa; Biodinâmica, com o biólogo Luis Carlos Laux e Agrofloresta, com o engenheiro florestal Stefano Ilha Dissiuta.

Além de informações técnicas, os participantes irão vivenciar as diferentes práticas durante toda a formação, no Centro de Tecnologias do IMCA.

A formação é dirigida para agricultores familiares, movimentos sociais, técnicos e estudantes que buscam iniciar a caminhada da agroecologia.

Mais informações em http://casatierra.blogdrive.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

Aí está uma ideia bem original!
Parabéns.
http://sulsereno.blogspot.com/